Procedimentos

TOXINA BOTULÍNICA

A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos mais conhecidos e procurados por pacientes interessados em reduzir, temporariamente, linhas de expressão, rugas na testa e pés de galinha na área dos olhos e do pescoço.

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Como recurso estético, a substância é aplicada através de injeções, em doses muito controladas. No organismo, a toxina tem o efeito de bloquear os sinais nervosos musculares. Com isso, a musculatura não se contrai e as rugas faciais indesejadas diminuem.

Embora pareça simples, o procedimento deve ser feito por um cirurgião plástico. Somente na face, há 43 músculos e é essencial contar com a experiência e o conhecimento do especialista, que vai identificar corretamente os pontos no rosto para otimizar o tratamento.

A aplicação de toxina botulínica pode ser combinada com outros procedimentos cosméticos, como peeling químicos, preenchimentos dérmicos e microdermoabrasão.

Os efeitos da toxina botulínica tendem a desaparecer em três ou quatro meses. Após esse período, os músculos reagem e as rugas reaparecem. A critério médico, a substância pode ser reaplicada.

O procedimento

Antes de iniciar o procedimento, o cirurgião plástico avalia a musculatura facial como um todo, de forma a identificar as áreas em que as rugas serão diminuídas. Nesse recurso, uma grande preocupação do profissional é preservar as expressões faciais.

Utilizando uma agulha muito fina, o médico injeta a toxina botulínica em quantidades controladas nos músculos faciais. No procedimento não é necessária anestesia.

A aplicação leva cerca de 30 minutos. A quantidade de injeções vai depender das características faciais e da extensão das rugas.

Em geral, a diminuição de pés de galinha exige de duas a três injeções. Nos sulcos acima da sobrancelha são recomendadas cinco ou mais aplicações.

Os resultados são visíveis em alguns dias. Em alguns casos, podem demorar uma semana até aparecer.

IMPORTANTE
Uma avaliação médica criteriosa é fundamental para qualquer intervenção cirúrgica. Na aplicação de toxina botulínica, o cirurgião plástico é o especialista mais qualificado e preparado para orientar o paciente e realizar o procedimento.

Outros procedimentos

LIPOABDOMINOPLASTIA

RINOPLASTIA

CONTORNO CORPORAL

Agende a sua consulta

Clique aqui para agendar