A mastopexia, ou lifting de mama, é um procedimento estético que dá aos seios um aspecto firme e jovem. A cirurgia consiste em reposicionar o tecido mamário e as aréolas, eliminar o excesso de pele e dar um novo contorno às mamas. Além disso, mostra eficácia reposicionando uma mama que é mais baixa que a outra.
As mamas femininas estão sujeitas a perder a forma, a firmeza e a elasticidade em decorrência de vários fatores. Gravidez e amamentação, oscilações de peso, hereditariedade e envelhecimento são algumas causas para que o contorno dos seios mude com o passar do tempo.
É importante considerar que a finalidade da mastopexia não é alterar o tamanho dos seios. Para mamas mais volumosas, deve-se considerar uma cirurgia de redução. Para seios menores, dois procedimentos combinados são indicados: elevação das mamas e cirurgia de aumento.
A mastopexia é realizada em centro cirúrgico e requer sedação intravenosa e anestesia geral, a critério do médico.
Nesse procedimento, são comuns três tipos de incisão definidos pelo cirurgião diante da necessidade de resultados. Há a opção de corte ao redor da aréola, assim como a alternativa de incisão ao redor da aréola realizada verticalmente, em direção ao sulco da mama. Há ainda o corte ao redor da aréola em direção ao sulco da mama, combinando-se a incisão ao longo do sulco do seio.
A partir da incisão é possível levantar e remodelar o tecido mamário e, assim, redefinir o contorno do seio. Na mastopexia, o mamilo e aréola são reposicionados e o excesso de pele é removido para compensar a perda de elasticidade.
As incisões, em geral, são suturadas ou fechadas com adesivos de pele ou fita cirúrgica. É possível esconder algumas linhas de incisão nos contornos naturais dos seios. Outras cicatrizes mais visíveis tendem a melhorar significativamente com o passar do tempo.
Os resultados da mastopexia são visíveis assim que a paciente recebe alta. Inchaço e marcas das linhas de incisão diminuem à medida que o período de recuperação avança.
IMPORTANTE
Uma avaliação médica criteriosa é fundamental para qualquer intervenção cirúrgica. Na mastopexia, o cirurgião plástico é o especialista mais qualificado e preparado para orientar a paciente e realizar o procedimento.