A mamoplastia redutora é um procedimento cirúrgico indicado para reduzir o tamanho das mamas. A técnica, que permite remover o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele dos seios, é recomendada nos casos em que mamas de volume avantajado representem problemas de saúde.
Em muitos casos, o peso dos seios está associado a dores nas costas, no pescoço e nos ombros. Irritações na pele, na região abaixo das mamas, também podem ocorrer em decorrência do grande volume dos seios.
Esteticamente, a cirurgia corrige a flacidez dos seios de tamanho avantajado, reposiciona mamilo e aréola, levando-se em conta as proporções da mama reduzida.
A mamoplastia redutora é realizada em centro cirúrgico, com sedação intravenosa e anestesia geral.
As incisões nas mamas são planejadas de forma a retirar excesso de gordura, tecido glandular e pele. Em algumas situações, a gordura pode ser sugada por lipoaspiração.
Na mamoplastia redutora, o mamilo é reposicionado e a aréola, reduzida. Após ser diminuído, o tecido mamário é levantado e modelado. Também se elimina o excesso de pele.
As incisões são fechadas com suturas, adesivos de pele ou fitas cirúrgicas. No pós-operatório, o inchaço diminui e, com o passar do tempo, as cicatrizes tendem a melhorar significativamente.
IMPORTANTE
Uma avaliação médica criteriosa é fundamental para qualquer intervenção cirúrgica. Na mamoplastia redutora, o cirurgião plástico é o especialista mais qualificado e preparado para orientar o paciente e realizar o procedimento.