Um dos tipos de câncer mais incidentes no Brasil é o de pele. Os mais comuns, classificados pela medicina, são os melanoma e os chamados não melanoma.
O câncer de pele melanoma é um tumor maligno que se origina nos melanócitos, células que produzem a melanina da pele. Este tipo agressivo de câncer tem a capacidade de invadir qualquer órgão do corpo, incluindo coração e cérebro.
Entre os não melanoma, o carcinoma basocelular é o menos agressivo. Trata-se de um tumor constituído de células basais. Essas células são comuns na pele.
O carcinoma espinocelular (também não melanoma) cresce nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como couro cabeludo e orelhas.
Técnicas aplicadas pela cirurgia plástica removem o câncer de pele cuidando para que haja a preservação da aparência e da saúde do paciente.
Em alguns casos, mais de uma cirurgia é necessária para a reconstrução do local atingido pela doença.
IMPORTANTE
Uma avaliação médica criteriosa é fundamental para qualquer intervenção cirúrgica. No câncer de pele, o cirurgião plástico é o especialista qualificado e preparado para orientar o paciente e realizar o procedimento.