A abdominoplastia é um procedimento indicado para remover pele e gordura na região abdominal. Na maioria dos casos, a cirurgia restaura a musculatura enfraquecida contribuindo para criar um perfil abdominal tonificado e suave.
Mesmo os adeptos da dieta equilibrada e da prática regular de exercícios físicos, com peso e proporções corporais normais, podem apresentar abdômen dilatado, frouxo ou flácido. E são vários os fatores que contribuem para essa condição: hereditariedade, envelhecimento, gravidez, perda e ganho significativos de peso.
Vale destacar que a abdominoplastia não substitui um programa de atividades físicas combinadas com dieta balanceada para perda de peso. O procedimento também não corrige estrias, embora remova as que estiverem em áreas de pele retiradas com a cirurgia.
A abdominoplastia é feita em centro cirúrgico. Critérios médicos vão definir sedação intravenosa e anestesia geral para a realização do procedimento.
Na abdominoplastia, o cirurgião plástico executa uma incisão horizontal orientada entre a linha do púbis e o umbigo. Através desse corte, o especialista sutura e repara os músculos abdominais enfraquecidos e remove excesso de gordura, de tecido e de pele. Se houver necessidade, o médico faz uma segunda incisão em torno do umbigo para retirar excesso de pele na parte superior do abdômen.
No pós-operatório, curativos e bandagens são colocadas sobre as incisões. O procedimento é indicado para minimizar o inchaço e dar sustentação aos novos contornos do abdômen à medida que a cicatrização evolui. Temporariamente, um dreno pode ser colocado sob a pele para esgotar acúmulos de sangue e de fluidos.
IMPORTANTE
Uma avaliação médica criteriosa é fundamental para qualquer intervenção cirúrgica. Na abdominoplastia, o cirurgião plástico é o especialista mais qualificado e preparado para orientar o paciente e realizar o procedimento.